Correio Popular Notícia





Cai índice de dengue em Ji-Paraná

Data da notícia: 13/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120314d1.jpg[/IMG] (Josias Brito) O índice de infestação de larvas do mosquito Aedes Aegypti reduziu em mais de 90% se comparado com o mesmo período de 2011, apontou o segundo Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti), divulgado na última segunda-feira (12) pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o novo levantamento, realizado de 5 a 9 de março, o índice é de 5,1%. No segundo Liraa de 2011, o índice geral foi de 7%.
Mais uma vez, o Liraa registrou que os focos de maior incidência estão dentro das casas, nos ralos (39,5%) e em pratos de vasos de plantas (22,2%). Outros reservatórios para procriação do mosquito são: tina/tonel/tambor (14,2%), lixo (11,1%), caixas d?água (7,4%), bromélias (4,3%) e pneus (1,2%).
O número de casos de dengue diminuiu 91,9% no primeiro bimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado no município. Nas ações de combate à dengue, a prefeitura, através da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde, esteve realizando mutirões preventivos nos bairros. Atualmente está priorizando os bairros São Francisco, Duque de Caxias, Primavera e Nova Brasília, no Segundo Distrito e Urupá, Beira Rio, Dom Bosco e Casa Preta, no Primeira Distrito, com trabalhos que estão sendo realizados durante a semana, aplicando o fumacê e recolhendo pneus e ferros nos chamados pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos. Durante a semana, os agentes continuam com as visitas nas residências e empresas em todos os bairros da cidade.

CONSCIENTIZAÇÃO - Tampe os grandes depósitos de água: a boa vedação de tampas em recipientes impedirá que os mosquitos depositem seus ovos. Remova o lixo: o acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como meio de coleta de água da chuva. Limpe os recipientes de água: é preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e viram larvas. É importante que a sociedade esteja consciente da responsabilidade que todos devem ter e indicar atitudes preventivas, como não jogar lixo em terrenos, ruas e calçadas e eliminar qualquer recipiente exposto à chuva.


Fonte:






Noticia vista 11059 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.